Recomendamos o início da atividade física após o terceiro mês completo de gestação, prolongando-se até o final da mesma.

São raras as situações que impedem a prática da ginástica médica na gravidez. Solicite ao seu obstetra a liberação para poder iniciá-la. Mas, lembre-se, o importante na atividade física é a regularidade e não a intensidade, procure não faltar!

Após o parto, a ginástica pode e deve ser retomada entre duas a seis semanas, dependendo da via de nascimento do bebê, se natural (vaginal) ou cirúrgica (cesariana).

Quanto aos Cursos de Orientação para Casais Grávidos, sugerimos sua realização, paralelamente à ginástica médica, a partir do quinto mês de gestação.


CURSOS DE ORIENTAÇÃO PARA GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS:
Cursos mensais - Primeiro sábado e domingo de cada mês das 9:00 às 16:00 horas

Forma-se o ovo, primeira célula de um novo ser vivo. Aonde e como isto ocorre. Seu crescimento e transformação durante os 280 dias de gestação até atingir a condição de feto maduro com aproximadamente 3,5 quilos e 50 centímetros.

Além de oxigênio e alimento, o que mais o feto necessita é de espaço......muito espaço. Como o organismo da gestante se modifica para adaptar-se a esta exigência.

As repercussões afetivas e emocionais com a aproximação do parto, os temores, o medo da dor e, finalmente, o mecanismo do parto.

O momento de ir para a maternidade, as respirações específicas e a importância do relaxamento, a força na sala de parto e a participação do pai nesse momento.

A eventualidade de uma cesariana e a possibilidade da anestesia. Estas vivências e emoções ainda podem ser antecipadas na simulação do parto.

A chegada do recém nascido ao meio externo, como ele é recebido, os cuidados na sala de parto. E depois , ele vai para o berçário ou fica junto da mãe?

Como se preparar corretamente para amamentar seu bebê, vantagens e desvantagens, o que fazer se o bebê tiver cólicas? Podemos evitá-las?

A volta ao lar, a ajuda do pai dividindo tarefas, a higiene do recém nascido (banho de "gato" e de imersão) e o curativo umbilical.

Terminou a licença maternidade, com quem deixar o bebê? Seu desenvolvimento afetivo emocional e psicomotor até 1 ano de idade.

Estas e outras questões, ilustradas com slides e vídeos, são abordadas com os casais grávidos, permitindo tirar suas dúvidas e facilitando futuras decisões.


MASSAGEM PARA BEBÊ - SHANTALA:
O médico francês Frédérick Leboyer quando esteve na Índia observou uma mãe massageando seu bebê utilizando uma técnica desconhecida para ele. Verificou como isto o acalmava e as benéficas repercussões no seu comportamento e desenvolvimento. Ao divulgar essa técnica no ocidente, pretendendo homenagear aquela mãe, deu-lhe o seu nome - Shantala.