Perguntas e Respostas mais frequentes:

P: Quem pode fazer ginástica médica para gestantes?
R: Toda gestante ao completar o 3o mês de gestação pode iniciar a ginástica desde que informe ao médico que acompanha seu pré-natal.

P: E se a gestante está com menos de três meses de gestação?
R: Terá que solicitar uma liberação específica por escrito do seu obstetra. Se nos procurar, ficará arquivada com o Coordenador Médico da equipe gestética.

P: Existe supervisão médica para a ginástica?
R: Sim, as professoras de educação física que atuam na equipe gestética são preparadas e orientadas pelo Coordenador Médico.

P: Mesmo nunca tendo feito ginástica antes, devo fazê-la na gravidez?
R: Sim, a ginástica específica evita o sedentarismo e várias queixas decorrentes, comuns na gestação, tais como: Cansaço, dores na coluna, inchaço dos pés, aumento exagerado do peso.

P: Faltam poucos meses para o bebê nascer, vale a pena começar a ginástica?
R: O pouco que se faça é melhor do que nada....

P: Devo fazer aulas com que freqüência?
R: O importante para obter os benefícios da ginástica médica na gravidez é a regularidade e não a intensidade com que ela é praticada. Três vezes na semana é o suficiente.

P: Caso não exista ginástica específica para gestantes onde vivo, existe alguma alternativa?
R: No livro "Ginástica para Gestante" (referido anteriormente) existe uma seqüência amplamente ilustrada de exercícios que podem ser realizados em casa. A hidroginástica, desde que específica para gestantes, também pode ser praticada. Informe-se nos Clubes da cidade ou nas academias; A caminhada é uma atividade física excelente para a gestante. No entanto, procure distribuí-la várias vezes ao longo do dia.

P: Como posso aprender as respirações que ajudam no parto?
R: Nos Cursos de Orientação as técnicas de respiração são ensinadas mostrando-se quando e porque faze-las. Ao final de toda aula de ginástica a professora treina com as gestantes as respirações e o relaxamento a serem utilizados no momento do parto.

P: Somente quem pretende ter parto natural deve fazer ginástica?
R: Não, a ginástica médica na gravidez visa todo o ciclo gravídico-puerperal. Sua prática possibilita uma gravidez mais confortável (maior disposição e menos queixas), uma participação ativa e eficaz no momento do parto, além de abreviar a recuperação após o nascimento do bebê.

P: Quando devo fazer os cursos de orientação para casais grávidos?
R: Sugerimos que o Curso de Orientação para gestantes e Casais Grávidos sejam freqüentados a partir do 2º trimestre da gravidez. É quando os casais estão mais mobilizados!

P: Caso não existam Cursos de Orientação para Gestantes e Casais Grávidos em minha cidade, como proceder?
R: O livro "Grávida eu? O que preciso saber agora?" da Editora Nova Era pode ser adquirido aqui pelo site ou nas melhores livrarias. Ele contém informações preciosas para quem vivencia uma gestação. Tudo de maneira simples e agradável.